início

Meteorologia

A Meteorologia e a Climatologia estão no centro das actuais preocupações com a mudança climática global. Prever o tempo que fará amanhã, ou antever o clima do futuro, só são possíveis com um conhecimento profundo da Física e da Química da atmosfera e com o domínio de técnicas de observação, de análise de dados e de simulação matemática.

A meteorologia é uma ciência global. Licenciados em meteorologia são necessários não só para a operação do sistema de monitorização meteorológica e climática e para a previsão do tempo dia a dia (realizados pelo Instituto de Meteorologia -IM), como para o apoio à actividade aeronáutica civil (IM) e militar (Força Aérea). A meteorologia é a ciência central nos estudos de mudança climática e ambiental e tem vindo a assumir um carácter progressivamente mais multidisciplinar, recorrendo a fundamentos da Física e da Química e, de forma mais intensa nas últimas décadas, também a interacções com a Biologia.

A meteorologia também é uma das áreas em que sempre existiu um investimento prioritário em novas tecnologias, nomeadamente no recurso a sistemas computacionais de armazenamento e processamento de dados e a modelos numéricos de simulação, e de forma não menos importante na utilização intensiva de meios espaciais de monitorização.

A meteorologia e a climatologia são áreas de futuro, para estudantes interessados no Planeta Terra, e com motivação para aprender a sua dinâmica.