início - Plano de Curso

Detecção Remota

Código: 34303
3.º ano, 2.º semestre
Carga horária/semana: 2 horas teóricas, 0 horas teórico/práticas, 3 horas práticas
Créditos: 3
Coeficiente de Ponderação: 3
ECTS: 6
Departamento responsável: Física
Regente: José Teixeira da Silva

Objectivos
Introduzir os princípios básicos da detecção remota por satélites, especialmente de sensores de imagem que operam no domínio do visível, infra-vermelho, das microondas e o radar meteorológico. Aprendizagem de processamento básico de imagens digitais.

Programa
Fundamentos da Detecção Remota em ciências da Terra. Órbitas de satélites específicas para a detecção remota e as componentes de um sistema. As características de amostragem espaço-temporais de sensores de imagem em satélites. Detecção Remota no domínio da radiação visível; os satélites meteorológicos e a detecção remota da cor do oceano. A detecção remota no domínio das microondas; sensores activos e os radares de imagem de observação lateral (os SLAR e os SAR). Processos dinâmicos observados pelo SAR no oceano e atmosfera. Medições da Temperatura Superficial da Água por sensores do infra-vermelho térmico: os sensores, precisão das medições, técnicas de amostragem, problemas e aplicações á oceanografia. O Radar Meteorológico ( introdução a radares convencionais do tipo pulso e a sistemas Doppler). Interpretação de imagens de radares meteorológicos. Noções básicas de processamento de imagem digital.

Bibliografia
"Satellite Meteorology, An introduction", by Stanley Q. Kidder and Thomas H. Vonder Haar, Academic Press, Inc., U.S.A., 1995. "Satellite Oceanography, An introduction for oceanographers and remote sensing scientists", by Ian S. Robinson, Second edition, Praxis Publishing Ltd., England, 1994. "Applications of Weather Radar Systems, a guide to uses of radar data in meteorology and hydrology", by Christopher G. Collier, Second edition, Praxis Publishing Ltd., England, 1996. "Weather Satellites: Systems, Data, and Environmental Applications", by P.K. Rao, S.J. Holmes, R.K. Anderson, J.S. Winston, and P. E. Lehr, editors, American Meteorological Society, Boston, 1990.

Avaliação
Avaliação contínua, teste escrito, e/ou exame (escrito e oral prático). Trabalho de curso.

Observações
Aulas e trabalho prático com resolução de problemas. Utiliza-se um software (freeware WinBilko) da UNESCO especialmente desenvolvido para a aprendizagem das noções básicas de processamento de imagem digital.