início - Plano de Curso

Engenharia Sísmica

Código: 34384
4.º ano, 2.º semestre
Carga horária/semana: 3 horas teóricas, 1,5 horas teórico/práticas, 0 horas práticas
Créditos: 4
Coeficiente de Ponderação: 4
ECTS: 8
Departamento responsável: Física
Regente: Paula Teves Costa

Objectivos

Programa
Introdução. A sismicidade mundial e a problemática do risco sísmico. Danos produzidos pelos sismos. Parâmetros característicos da sismicidade. Sismicidade de Portugal Continental e dos Açores. Definição e identificação de zonas sismogénicas. Distribuição espaço-temporal da sismicidade. Lei de Gutenberg e Richter. Paleossismicidade. Leis de atenuação. Parâmetros do movimento do solo. Aceleração, velocidade e deslocamento. Espectros de Fourier e espectros de resposta. Duração. Relações predictivas para a estimativa dos parâmetros de movimento do solo. Propriedades dinâmicas dos solos. Resposta unidimensional do movimento do solo. Aproximação linear e não-linear. Determinação de funções de transferência. Classificação dos solos e parâmetros a considerar. Efeitos bidimensionais. Perigosidade e susceptibilidade de liquefacção. Avaliação do potencial de liquefacção. Introdução à dinâmica de estruturas. Sistemas com 1 e com N graus de liberdade. Cálculo das frequências e dos modos normais de vibração. Análise modal da resposta sísmica. Efeitos produzidos pelos sismos sobre os sítios naturais, sobre o mar e os reservatórios de água e sobre as construções. Danos característicos nas construções sem resistência sísmica. Escolha do tipo adequado de estrutura. Regulamentos de construção anti-sísmica. Zonagem sísmica. Definição da acção sísmica. Classificação das condições de solo. Representação da acção sísmica. Comparação entre algumas das disposições do EC8 e do RSA. O Documento Nacional de Aplicação (DNA). Estimativa da perigosidade sísmica. Abordagem determinista e abordagem probabilista. Métodos de microzonagem. Definição de cenários sísmicos.

Bibliografia
- Chopra, A.K., 1995. "Dynamics of Structures - Theory and applications to earthquake engineering". Prentice-Hall, Inc.
- Kramer, S.L., 1996. "Geotechnical Earthquake Engineering". Prentice Hall, New Jersey.
- Zacek, M., 1996. "Construire Parasismique". Éditions Parenthèses, Marseille, France.
Bibliografia secundária:
- Seed, H.B. and I.M. Idriss, 1982. "Ground Motions and Soil Liquefaction during Earthquakes", Engineering Monographs on Earthquake Criteria, Structural Design, and Strong Motion Records, EERI.
- Gould, P.L. and S.H. Abu-Sitta, 1980. "Dynamic Response of Structures to Wind and Earthquake Loading", Pentech Press, London.
- Coburn, A.and R. Spence, 1992. "Earthquake Protection". John Wiley & Sons, Chichester, England.

Avaliação
Avaliação contínua, em alternativa com a realização de um exame final.
A avaliação contínua consistiu na resolução de 10 séries de problemas, propostas nas aulas teórico-práticas, assim como na obrigatoriedade de assitência a, pelo menos, 75% das aulas.

Observações